A Psicologia Clínica como área de atuação:

sublinha

Conforme o anexo II da Resolução CFP 03/2007, umas das principais áreas de atuação do Psicólogo é a Psicologia Clínica

O Psicólogo pode atuar através de intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer a nível individual , grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa. Sua atuação busca contribuir para a promoção de mudanças e transformações visando o benefício de sujeitos, grupos, situações, bem como a prevenção de dificuldades. Atua no estudo, diagnóstico e prognóstico em situações de crise, em problemas do desenvolvimento ou em quadros psicopatológicos, utilizando, para tal, procedimentos de diagnóstico psicológico tais como: entrevista, utilização de técnicas de avaliação psicológica e outros. Desenvolve trabalho de orientação, contribuindo para reflexão sobre formas de enfrentamento das questões em jogo. Desenvolve atendimentos terapêuticos, em diversas modalidades, tais como psicoterapia individual, de casal, familiar ou em grupo, psicoterapia lúdica, terapia psicomotora, arteterapia, orientação de pais e outros. Atua junto a equipes multiprofissionais, identificando, compreendendo e atuando sobre fatores emocionais que intervêm na saúde geral do indivíduo, especialmente em unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais. Atende a gestante, no acompanhamento ao processo de gravidez, parto e puerpério, contribuindo para que a mesma possa integrar suas vivências emocionais e corporais. Atua junto aos indivíduos ou grupos na prevenção, orientação e tratamento de questões relacionadas a fases de desenvolvimento, tais como adolescência, envelhecimento e outros. Participa de programas de atenção primária e centros e postos de saúde na comunidade, organizando grupos específicos na prevenção de doenças ou no desenvolvimento de formas de lidar com problemas específicos já instalados, procurando evitar seu agravamento em contribuir ao bem estar psicológico. Acompanha programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento de políticas de saúde mental, participando de sua elaboração, coordenação, implementação e supervisão, para garantir a qualidade da atenção à saúde mental em nível de macro e microsistema.

Fonte: CRP (Conselho Regional de Psicologia)

A equipe especializada de profissionais do Transmissão, realiza diferentes serviços da Psicologia Clínica:

- Psicoterapia Individual

- Psicoterapia em casal

- Psicoterapia Familiar

- Avaliação Psicológica

- Orientação Profissional

- Recrutamento e Seleção de pessoal

- Consultoria Empresarial

- Consultoria Individual

- Assessoria 

- Supervisão Clínica para Profissionais

- Acompanhamento Psicoterapêutico

 

A Psicoterapia é o nome geral dado ao processo (técnicas, recursos e ferramentas) utilizados para permitir o desenvolvimento humano em condições ideiais. Durante esse processo, psicólogo e cliente constroem um relação de confiança, permitindo ao segundo a manifestação segura de seus pensamentos e sentimentos. Essa relação é delimitada claramente por padrões éticos e técnicos, conforme definido em resoluções do Conselho Federal de Psicologia e do Código de Ética Profissional.

Dentro da Psicologia, existem diferentes abordagens teóricas. Então cada Psicólogo utilizará em sua atuação, uma linha teórica que fundamentará suas intervenções.

Cada abordagem teórica em psicologia utiliza um conjunto teórico e técnico diferente, embora, ao final, busquem o mesmo objetivo: ampliar o desenvolvimento integral do ser humano.

Abordagens teóricas da Psicologia

sublinha

Deixe sua mensagem

sublinha

Para mais informações

(43) 3336-8777 / [email protected]

Venha nos Visitar

Rua Paranaguá, 777 - Londrina, PR