Sobre morte, morrer e viver

Um dos livros clássicos da psicologia “ Sobre a morte e o morrer” de Elizabeth kübler- Ross, que trata do adoecimento e morte, especialmente em hospitais. O mote do livro é sobre o que os pacientes terminais têm a ensinar aos profissionaisde saúde.

            Contudo a morte não atormenta apenas esses profissionais. Faz parte do campo vivencial de todos os humanos. Os rituais de despedida dos seres humanos são tão antigos quanto nossa espécie, contando com cerca de 100.000 anos. Desde nossa existência até o momento que percebemos nossa finitude, muitas coisas acontecem em nossa vida.

             Alimentamos preocupações constantes: estudos, trabalho, familia, filhos, casa, propriedades, etc. Pouco tempo resta para simplesmente vivermos. Perguntamos se o sentido da vida é só produzirmos e trabalharmos, nada restando de prazer para nossa curta existência. De fato , numa sociedade de trabalho e divisão de tarefas, todos nós estamos atrelados a ideias de perfeição que são inatingiveis. Somos leados a pensar que esses ideais são o mínimo que devemos conseuir atingir. Não chega a esses patamares é frustrante e muito doloroso.

            Entretanto, viver não se resume ao quanto produzimos ou trabalhamos. Nossos laços afetivos são essenciais. Como esppécie evoluimos e crescemos em grupos. Os estudos  mais recentes da neurologia apontam a importância dos afetos em nossas vidas, incluindo seus efeitos sobre o desenvolvimento intelectual. Nesse cenário, atingir um equilíbrio entre responsabilidades e necessodades pessoais torna-se uma prioridade.

            Não é por acaso que a Psicologia surge como uma das áreas de estudo mais disputadas no ultimo século. De profissão dedicada ao cuidado dos doentes mentais, como era a postura típica do início do século, até tornar-se o meio de sesenvolvimento pessoal, peofissional e emocional da atualidade, a Psicologia precisou passar por muitas mudanças e acompanhar a evolução da sociedade e das tecnologias. Trata-se de uma profissão voltada para o equilibriio entre os diferentes aspectos da vida, permitindo a seus clientes o enfrentamento das angústias mais dolorosas, como a permanencia da própria morte ou perda de entes queridos.

            A psicologia a tempos, deixou de ser profissão que cuida de loucos para ser a profissão que cuida de seres humanos. Humanos do sentido mais abrangente: falhos, sonhadores amorosos e sofridos. Se você tiver dificuldades para enfrentaralguma angústia na sua vida, não tenha receio de procurar um psicólogo(a). Viver ainda é a melhor solução.

 

Autores:

(Francisco Heitor Da Rosa CRP 07/08436  08/IS-033)

(Juraci De Cássia Araujo CRP 08/16115 )

Para mais informações

(43) 3336-8777 / [email protected]

Venha nos Visitar

Rua Paranaguá, 777 - Londrina, PR