Quanto vale sua saúde?

Em tempos de crise econômica e contenção de despesas temos a tendência de gastar menos com tudo. Gastamos menos com roupas, passamos a comer fora com menos frenquência e fazemos programas culturais com muito cuidado, quando fazemos! Sim, gastar com cautela é necessário.

Contudo, não podemos abrir mão de nossa saúde, tanto física quanto mental. Justamente nos momentos de maior tensão social  e econômica, manter o equilibrio entre razão e emoção deveria ser nossa prioridade. Nas sociedades mais desenvolvidas, os serviços de saúde enfatizam principalmente a prevenção, pois permite a manutenção de uma alta qualidade de vidacom um custo reduzido. Essa preocupação com a saúde faz com que essas sociedades tenham economias mais saudáveis também, já que seus cidadãos adoecem menos e produzem mais.

No Brasil, tradicionalmente respeitamos a profissão médica, a quem normalmente acreditamos que devemos confiar nossa saúde. Porém, a medicina desenvolvida na Grécia antiga chega aos tempos atuais especializada e dividida e uma série de novas profissões: fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, odontologia, entre outras. A psicologia, por sua vez, oriunda da filosofia e da medicina, trata de um campo cada vez mais valorizado: a saúde mental.

De fato, a saúde do corpo é importante, mas a saúde da mente igulmente é. “Mens sana in corpore sano” – mente sadia em um corpo sadio – é a máxima latina, que já preconizava que é preciso ter corpo e mente saudáveis. Um corpo doente adoece a mente. Uma mente doente adoece o corpo.

Em uma época em que o que mais falta é tempo, quais prioridades estamos elegendo? Mais trabalho, estudo, compromissos? Ficar conectado 24 horas por dia? Qual tempo você tem dedicado a si mesmo?

O trabalho do psicólogo é a opção por um tempo privilegiado, para tratar de si mesmo, dos seus próprios afetos e preocupações. Nesses tempos de urgência, de angústia e, frequentemente, solidão, é a psicologia que tem servido de suporte para que pessoas saudáveis – como eu e você – continuem saudáveis. Há muito tempo a psicologia deixou de ser um serviço exclusivo, dirigido ao ser humano que já está adoecido, e passou a ser preventivo, pautado no desenvolvimento de habilidades e sensibilidade emocional.

Em diferentes campos da vida deparamos-nos com situações difícieis. Na maior parte delas, enfrentamos e superamos obstáculos e dificuldades. Algumas vezes, precisamos de suporte. Nessas situações, não tenha vergonha, receio ou dúvida: procure um profissional. Procure um psicólogo.

O Transmissão Instituto de Psicologia & Consultoria congrega um grupo heterogêneo de profissionais de psicologia, oferecendo serviços nas áreas de psicologia clínica, coaching, consultoria jurídica e organizacional, além de avaliação psicológica.

Não abra mão de sua saúde! Pense nisso. 

 

Autores:

(Francisco Heitor da Rosa – CRP 07/08436)

(Juraci de Cássia Araújo – CRP 08/16115)

Para mais informações

(43) 3336-8777 / [email protected]

Venha nos Visitar

Rua Paranaguá, 777 - Londrina, PR